Pontos Turísticos Naturais

Rampa de Voo LivreFazenda Pau D'Alho

Local: Estação Bocaina – São José do Barreiro – SP Altitude:1850 metros Desnível:1450 metros Quadrante:NE|N|NW WayPoint:S 22º 43’ 874” W 044º 44’ 481”

Acesso: Uma hora e meia de São José do Barreiro. Estrada de terra perenizada somente para carros 4×4 ou carros 4×2 altos. Decolagem: Rampa natural, excelente para 4 ou 5 decolagens simultâneas.

Pouso: Pouso gigantesco atrás da rampa, pois é o local mais alto da Bocaina, deve-se ganhar a rampa para chegar ao pouso. Opção de pouso a 8,5 km perto da cidade. O desnível permite pequenos pousos alternativos abaixo da rampa, se pregar.

Melhor Época: O ano todo devido ao vento constante de N/NE. Melhor de setembro a dezembro pelas fortes térmicas.

Clube Responsável: Sem registro.

Prós: Visual alucinante. Fortes térmicas. Possibilidade de XC. O abrigo Estação Bocaina possui 2 Toyotas e cavalos para resgate. Contras: Pouso embaixo da rampa somente com resgate à cavalo. Recordes: Sem registro. Informações por: Alessandro Correa


INFO: https://barreiroturismo.com.br/IMAGENS: Du Oliveira
Pico do Tira ChapéuParque Nacional da Serra da Bocaina

O Pico do Tira Chapéu é o ponto culminante da Serra da Bocaina, com 2.088 metros de altitude, e está entre os 10 pontos mais altos do Estado de São Paulo. Está localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina (Parte Alta), em São José do Barreiro.

Para chegar ao inicio da trilha é necessário pegar a estrada em São José do Barreiro que vai em direção a portaria do Parque Nacional que fica localizado a 26 km do centro da cidade. Cerca de 1,5 km antes da portaria existe uma placa indicando a saida a direita para ir em direção ao Pico do Tira Chapéu.

Atualização em Fev/2022: ATENÇÃO – Por estar situado em uma propriedade privada, o proprietário das terras que cercam o Pico do Tira-Chapéu SOLICITA que os visitantes respeitem as regras de trânsito e visitação ao Pico, sendo proibido caçar, pescar, cortar árvores, retirar plantas, construir fogueiras ou danificar as cercas e a propriedade em si. Caso deseje, o visitante pode se hospedar na Fazenda através do AIRBNB: https://barreiroturismo.com.br/associado/fazenda-pinheirinho/

Embora sua altitude elevada para os padrões nacionais, é uma montanha de (relativo) fácil acesso. A trilha se faz, ora por dentro da mata, ora por campos de altitude, e não oferece nenhuma dificuldade técnica. A dificuldade em chegar ao cume do Tira Chapéu se dá pela necessidade do trekker carregar na mochila (cargueira) todo equipamento de camping, água e comida, já que o acampamento é selvagem (nenhuma infraestrutra)!

O visual do cume é de 360°, de onde avista-se parte do Vale do Rio Paraíba de São Paulo, e toda faixa da Serra da Mantiqueira que se estende entre o Marins e Itaguaré, Serra Fina e Planalto de Itatiaia. Em dias de boa visibilidade, enxerga-se também parte das baias de Ilha Grande e Parati, no litoral sul fluminense. O nascer e o pôr-do-sol do alto do Tira Chapéu são, certamente, espetáculos inesquecíveis!


INFO: https://barreiroturismo.com.br/IMAGENS: TripAdvisor
Pico da BaciaIgreja Matriz de São José

Pico Guardião da Cidade de São José do Barreiro. Do alto dos 2050m do Pico da Bacia, temos uma vista belíssima dos Campos da Bocaina, da Represa do Funil, da cidade de São José do Barreiro, Resende, Itatiaia, Cruzeiro e muitas outras cidades plantadas nos Mares de Morros do Vale do Paraíba. O local é um verdadeiro show de visual de montanha que aos poucos vai se descortinando no decorrer da caminhada.


INFO E IMAGEM: https://barreiroturismo.com.br/
Reserva Natural Pedra RedondaInstituto José Resende

Localizada em São José do Barreiro – SP; cidade do Vale Histórico e porta de entrada do Parque Nacional da Bocaina; a Reserva Natural da Pedra Redonda é um projeto de preservação ambiental e ecoturismo desenvolvido numa área de mais de 150 hectares de Mata Atlântica, com picos que ultrapassam os 1800m de altitude, e que, por mais de uma década, sediou o Centro Budista Ganden Ling (Terra Pura, em t…ibetano).

Durante todo o período de funcionamento como Centro Budista, a área abrigou uma resoluta comunidade que, na prática do Dharma, erigiu um pequeno complexo de rústicas instalações destinadas a abrigar os monges residentes e os muitos grupos de retiro que frequentemente se dirigiam para o Ganden Ling em busca de iluminação espiritual e paz interior.

Ao longo de mais de dez anos de prática ininterrupta do Dharma, o Ganden Ling se consagrou, principalmente entre os praticantes da Comunidade Kadampa, como um local de transcendência e de forte conexão com o sagrado.

Nesse tempo, a Mata Atlântica da área e do seu entorno se regenerou com força e beleza, permitindo o retorno da exuberante fauna local e tornando comum o avistamento de animais silvestres. Registrou-se, inclusive, a ilustre e repetida visita de animais ameaçados como a suçuarana (onça parda), o lobo guará e a irara.

Nesse tempo, a Mata Atlântica da área e do seu entorno se regenerou com força e beleza, permitindo o retorno da exuberante fauna local e tornando comum o avistamento de animais silvestres. Registrou-se, inclusive, a ilustre e repetida visita de animais ameaçados como a suçuarana (onça parda), o lobo guará e a irara.

Profundamente tocados pelas bênçãos que a área abriga, os atuais proprietários cuidam para que a essência arquitetônica, filosófica e paisagística do local sejam mantidas, ao mesmo tempo em que militam pela implementação de mecanismos que garantam e ampliem a preservação da Reserva e do seu entorno.

Coroada com a megalítica presença da Pedra Redonda, a Reserva constitui uma área de relevante interesse geográfico e de formidável beleza paisagística, permeada por nascentes e entrecortada por diversos cursos d´água que descem cachoeirando cristalinos em direção ao vale, constituindo um dos principais mananciais de formação do Rio Sesmaria, importante afluente do Rio Paraíba do Sul.

Da Reserva, tem-se ainda uma vista privilegiada da Serra da Mantiqueira e do Vale do Paraíba, com destaque para o Maciço de Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras.

Nas manhãs em que o vale amanhece algodoado de nuvens, destacando as serras contra o céu azul, ou nos finais de tarde em que o pôr do sol avermelha o firmamento, dourando as montanhas, não seria exagero dizer que se está diante de um cenário edênico.

Reserva ambiental, santuário animal e botânico, local privilegiado para observação de fenômenos atmosféricos e astronômicos, não é na qualidade de proprietários, mas, sim, de atuais guardiões de tantas bênçãos que nos honra e nos alegra a visitação de pessoas interessadas em vivenciar a sublime experiência do lugar.

Cães e animais de estimação são muito bem vindos, desde que sociáveis e estejam devidamente vermifugados, imunizados contra pulgas e carrapatos e com a carteira de vacinação em dia.

A Reserva também oferece pernoite nas instalações do antigo centro budista, assim como está aberta ao agendamento de retiros e práticas esportivas não impactantes ao meio.

O acesso à sede somente pode ser feito por trekking, a cavalo, ou em veículos traçados (4X4). A visitação à Reserva é sempre guiada, razão pela qual deve ser sempre comunicada e agendada com antecedência.

Trabalhamos com a perspectiva de que para preservar é preciso conhecer. Desse modo, estamos prontos a dividir com o visitante uma experiência única de contato e imersão na natureza que certamente tornará especial e marcante a sua passagem pela Serra da Bocaina, por São José do Barreiro e, principalmente, pela Reserva Natural da Pedra Redonda.


INFO: https://barreiroturismo.com.br/IMAGENS: https://www.facebook.com/reservapedraredonda
Casa de PedraIgreja Matriz de São José

Localizada nos Campos da Bocaina no Município de São José do Barreiro a 28 km de sua sede a Villa Sinhazinha, ou Casa de Pedra como atualmente é conhecida, foi construída pelo Dr. Lassance, médico residente do Rio de Janeiro, no início do século XX tendo seu apogeu em 1914. Consta que o Dr. Francisco Chaves de Oliveira Botelho, Ministro da Fazenda e dono da Fazenda Pinheirinho, cedeu a seu médico, Dr. Lassance, um local para este construir uma residência de veraneio para sua família. Uma vez pronta e decorada com os mais ricos requintes importados, a casa não ficou muito do agrado de sua esposa que não se interessou pelo patrimônio. O abandono e o vandalismo foram destruindo o belo prédio, até que em 1971 o Sr. Josias de Marins Freire, então Prefeito Municipal, sugeriu ao governo Paulista sob a aprovação do Secretário de Turismo Dr. Orlando Zancaner, a restauração do prédio com a finalidade de transformar o local num importante pólo turístico. Infelizmente, isso não foi possível pois o Governo Federal avocou sua propriedade no imóvel não aceitando qualquer intervenção e não cuidando de sua restauração. Atualmente, a Casa de Pedra está em ruínas, sendo hoje, apenas uma lembrança dos áureos tempos da Bocaina.


INFO: https://barreiroturismo.com.br/IMAGENS: Du Oliveira
Trilha do OuroIgreja Matriz de São José

A travessia de Mambucaba ou trilha do ouro como é conhecida, fica localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, é uma clássica travessia por um pedaço da história do Brasil. O calçamento real durante parte do trajeto, foi construído pelos escravos entre os séculos XVII e XIX, a partir de trilhas dos índios Guaianazes. O caminho já foi utilizado por bandeirantes, piratas, tropeiros, escravos e hoje é um atrativo fantástico para todos os aventureiros.

Características:

  • Dificuldade: Pesada/ nível 7
  • Distância: 48 km (percorrida em mais ou menos 3 dias)
  • Altitude Máxima: 1.514 m

 

Toda travessia é feita por dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina e por esse motivo precisa de autorização previa para ser realizada e existe controle de número de visitantes por fim de semana. Para solicitar autorização basta enviar um e-mail para [email protected] com Nome, RG, endereço, telefone e um contato para emergência de todos os que farão a travessia. Ao chegar na portaria do parque no dia da travessia, os dados serão validados e será entregue um “ingresso” que deve permanecer com você durante todo o percurso.

Obs: É recomendável a contratação de agência de turismo local ou guia turístico que conheça bem a região.


INFO: https://barreiroturismo.com.br/IMAGENS: http://www.miraedestino.com.br/turismo/7500/trilha-do-ouro-de-sao-jose-do-barreiro-sp